
AETSM – ENCONTRO NACIONAL LED
O Agrupamento de Escolas de Trigal de Santa Maria marcou presença, no passado dia 6 de junho, no Encontro Nacional LED: APRENDIZAGEM EM AÇÃO, no Agrupamento de Escolas do Cerco, promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE).
Este evento teve como principal objetivo dar visibilidade a práticas pedagógicas de referência que evidenciem a integração curricular dos Laboratórios de Educação Digital (LED), através da partilha de experiências entre escolas.
Pretende-se garantir uma representação diversificada de disciplinas, ciclos e níveis de ensino, criando oportunidades para inspirar a adoção de abordagens inovadoras, inclusivas e sustentáveis, com recurso aos LED.
Estes espaços e os respetivos equipamentos permitem potenciar experiências educativas inovadoras em todas as áreas do currículo.
O AETSM fez-se representar com dois projetos interdisciplinares desenvolvidos na Escola Básica de Trigal de Santa Maria.
O que aqui apresentamos, vocacionado para o 3º ciclo (8º ano), o “Projeto de Jornalismo/Património local dedicado ao Barroco bracarense”, envolveu a área LED Artes e Multimédia, procurando articular o trabalho curricular das disciplinas de História, Português, Inglês, Francês e CEA: Multimédia.
Neste evento, de âmbito nacional, o projeto fez-se representar por uma equipa de seis alunos das turmas 8ºB e 8ºD, acompanhados por 3 professores. Os alunos apresentaram-se no evento com uma postura digna e uma atitude muito responsável, comprometida com os objetivos da iniciativa, honrando os princípios do Agrupamento e enchendo de orgulho os professores que os tutelaram.
Durante a manhã do evento, conduziram os visitantes, de forma diligente, alegre e autónoma, pelas várias etapas do projeto, articulando a contextualização teórica com demonstrações práticas cativantes e imersivas, comprovando que a articulação curricular é uma mais-valia incontornável para a construção do conhecimento significativo.
#AETSM #AprendizagemInovadora #EducaçãoDigital #LaboratóriosDeEducaçãoDigital #ProjetosInterdisciplinares #PatrimónioLocal #EducaçãoQueInspira #DGE