BIBLIOTECA ESCOLAR JOSÉ MIGUEL VIEIRA
Hoje, dia 15 de novembro de 2024, teve lugar a reinauguração da biblioteca escolar do nosso agrupamento, futuramente designada Biblioteca José Miguel Vieira, marcando, desta forma, um novo capítulo na história da nossa escola. Foi apresentado à comunidade escolar um espaço renovado para o saber, a imaginação e a descoberta. Este é um lugar onde a aprendizagem poderá ultrapassar os limites das salas de aula, no que respeita a ideias, histórias e possibilidades.
Este foi também um momento de homenagem ao Professor José Miguel Vieira, uma figura singular na trajetória da nossa escola, que contou com a presença da família, amigos e colegas de trabalho, representantes da Biblioteca LCS e do Município de Braga, representado, pelo Dr. João Medeiros.
O Professor José Miguel foi muito mais do que um educador, foi um visionário profundamente cativante. Foi um guia, um exemplo e uma inspiração para todos os que tiveram o privilégio de aprender com ele.
Com uma visão à frente do seu tempo, procurou sempre formas de tornar a aprendizagem, não apenas eficaz, mas também apaixonante. Através do amor que tinha pelos livros e pela escrita, mostrou-nos que uma biblioteca não é apenas um espaço de livros, mas um lar para mentes inquietas e corações curiosos.
Mas, a sua singularidade ia para além das paredes da sala de aula, pois partilhava os seus saberes com uma generosidade ímpar, deixando, várias vezes, o palco para os outros.
Com as suas iniciativas inovadoras e a sua capacidade de cativar cada aluno, o Professor José Miguel deixou-nos um legado inestimável: o amor pelo conhecimento.
Que esta biblioteca seja, para sempre, um reflexo dos seus ideais e uma continuidade do seu trabalho, acolhendo leitores, sonhadores e escritores, pois, como ele, um dia, escreveu «Escrever torna-se cada vez mais difícil. Ou mais fácil, se olharmos de lá para cá».
Que cada canto desta biblioteca seja explorado, que cada livro seja lido e que cada visitante sinta o espírito transformador que o Professor José Miguel Vieira sempre carregou.
Por ele, por nós e pelo futuro.