Siga-nos

Eco-Escolas

O Projeto Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (www.abae.pt) Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola.

No Projeto Eco-Escolas, é desenvolvido na Escola Básica Trigal de Santa Maria desde 2010, estando atualmente a cargo da professora Graça Vilela e professora Teresa Arantes. Os temas a desenvolver relacionam-se com as áreas de resíduos, água, energia, alimentação sustentável, espaços exteriores, biodiversidade, agricultura biológica e floresta.

Os objetivos do projeto são: i) Sensibilizar a comunidade escolar para as questões ambientais e boas práticas cívicas; ii) Capturar, identificar e classificar, a fauna de macro invertebrados, os organismos aquáticos e a flora ribeirinha; iii) Consciencializar os alunos para a promoção de um ambiente mais limpo e bonito; iv) Promover o interesse dos jovens pelo conhecimento da flora e da fauna da região; v) Sensibilizar os alunos para as áreas: resíduos, água, energia, alimentação sustentável, espaços exteriores, biodiversidade, agricultura biológica, floresta e alterações climáticas; vi) Sensibilizar os alunos para a investigação científica na área da Biologia e na preservação do ambiente; vii) Incentivar o espírito de participação, solidariedade e responsabilidade para com o ambiente.

O projeto destina-se a todos os alunos da Escola Básica Trigal de santa Maria, havendo, contudo, o envolvimento das restantes escolas e jardins de infância do Agrupamento.

O projeto Eco-Escolas segue a metodologia dos sete passos estipulados pela Associação Bandeira Azul das Escolas (ABAE), pelo que reunirá três vezes no ano, o Conselho Eco-Escolas. As atividades que se desenvolvem são diversificadas e vão desde a sensibilização aos alunos, peças de teatro, recolha de resíduos, ações práticas ambientalistas, entre outras.

No âmbito do projeto Eco-Escolas desenvolve-se o Clube do Ambiente, para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, cujo horário de funcionamento é:

3ª Feira: 12:25 às 13:15

5ª Feira: 12:25 às 13:15

As atividades a desenvolver no Clube do Ambiente são:

– Desenvolvimento da Horta BioTrigal (trabalhos de limpeza, manutenção, e produção de produtos biológicos) no espaço aberto da horta e na estufa;

– Construção de uma Horta Vertical;

– Monitorização dos ecopontos das salas;

– Monitorização do consumo de água e luz nas salas;

– Manutenção do Charco Borbolinha (trabalhos de limpeza e observação/identificação de seres vivos);

– Visitas de campo à ribeira de São Martinho (trabalhos de limpeza, monitorização da água e observação de seres vivos);

– Fotorreportagens para os Jovens Repórteres do Ambiente, etc.

PARTICIPEM!

Links úteis

Contactos

  • 253 671 252

  • geral@aetsm.pt

  • Rua Nova do Trigal, 4705-671 Tadim

Parcerias e Galardões

©  Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria | NIF 600 078 329 | Código 150964
Desenvolvido por Ricardo Magalhães Design