21/05/2025
ERASMUS+ O AETSM NA IMPRENSA FRANCESA
Na sequência da mobilidade Erasmus + a Dijon, França, que decorreu entre os dias 12 e 16 de maio, foram publicados dois artigos na imprensa francesa.
O programa Erasmus contribui para a valorização do cidadão europeu mais tolerante, para a consciência da pertença a uma Europa plural, aberta, democrática, para a formação de cidadãos mais autónomos e confiantes, preparados para os desafios de um mundo mais global e empenhados na construção de uma sociedade mais justa e compreensiva.
19/05/2025
MOBILIDADE ERASMUS+ COLÉGIO MANUEL PELETEIRO (SANTIAGO DE COMPOSTELA)
No âmbito da mobilidade Erasmus+, oito alunos do sétimo ano, acompanhados pelas professoras Ana Marques e Maria do Carmo Cunha, rumaram a Santiago de Compostela para participarem nas atividades letivas, no Colégio Manuel Peleteiro.
A receção foi feita pela manhã, pelo diretor do Colégio e pela professora Elena Poncela que nos apresentaram os ideais pelos quais o colégio se rege e nos fizeram uma visita guiada pelas instalações.
Posteriormente, os nossos alunos foram divididos em grupos e, acompanhados por um tutor designado pelo Colégio, frequentarão nos próximos dias, as aulas de Artes, Matemática, Biologia entre outras.
Participar no programa Erasmus+ é uma oportunidade única de crescimento pessoal e académico. Ao estudar noutro país europeu, os alunos têm contacto com novas culturas, melhoram competências linguísticas e desenvolvem uma maior autonomia.
O Erasmus+ não é apenas uma aventura académica, mas sim e também, o partir à descoberta do conhecimento, partilhar experiências e conhecer a cidade para além da vertente religiosa.
18/05/2025
ERASMUS+ DIJON E BEAUNE
A aventura continua no Liceu de Montchapet.
Os alunos participaram em aulas de Espanhol, de Inglês, de Geografia, redigiram uma notícia, a ser publicada na página da escola e apresentaram a três turmas Portugal, as suas gentes, a sua gastronomia, as suas tradições e a sua história. Assim, os Franceses descobriram que o avô do nosso primeiro rei, o Conde Henrique de Borgonha, tinha nascido em Dijon em 1066.
Foram momentos de aprendizagem intensos que fomentaram a curiosidade e a descoberta pelas línguas e ajudaram a perceber como funcionava o sistema educativo francês.
Foi uma semana intensa de emoções e de descobertas, que permitiu reforçar laços de amizade e o respeito mútuo entre os jovens. O desenvolvimento de uma cidadania europeia aberta e plural, mais justa, solidária e inclusiva.
14/05/2025
ERASMUS+ À DESCOBERTA DA ESCOLA DE MONCHAPET E DE DIJON
São oito horas da manhã. Deu o toque e todos os alunos se alinham no recreio. São os professores que os vêm buscar. Os telemóveis são proibidos. Nem WiFi há: nem para os alunos, nem para os professores! Mas é uma escola muito acolhedora, com uma sala de estudo enorme, com muitos jogos e ocupações (pianos, matraquilhos e bilhar), inclusiva (onde se ensina a língua gestual) e ampla.
Assistimos a aulas de Teatro, História da região da Borgonha, Francês, Tecnologia…, o que acabou por promover uma partilha de trocas educativas e experiências culturais.
A cidade de Dijon agradou-nos pela sua riqueza arquitetónica, a sua gastronomia saborosa e pela sua história surpreendente. Praticamente não há circulação nas ruas do centro. Apenas vias pedonais.
Partir à descoberta do MOCHO, símbolo da cidade, foi um verdadeiro deleite. Foi igualmente um prazer deambular pelas ruas estreitas, admirar as fachadas das casas “à colombages” (da Idade Média) e perceber o fabrico da mostarda.
O mais inesperado foi descobrir que a princesa Isabel, filha de D. João I de Portugal, casou com o duque de Borgonha, Philippe Le Bon, e que a grande pintora Maria Helena Vieira da Silva doou vários quadros ao Museu das Belas Artes de Dijon.
Foram dois dias intensos e inesquecíveis!
14/05/2025
ERASMUS+ PROJETO STEAMSCAPE
Encontro de trabalho e formação, entre parceiros, do projeto SteamEscape em Daugmale – Letónia.
A Educação, a sustentabilidade e a tecnologia são os grandes desafios deste projecto apoiado pelo programa Erasmus+.
12/05/2025
ERASMUS+ À DESCOBERTA DE DIJON – FRANÇA
Começou uma nova e entusiasmante aventura, por terras gaulesas, para 4 alunos do AETSM.
Acompanhados pelas professoras Leopoldina Nogueira e Paula Castro, embarcaram rumo a Dijon, terra da famosa Mostarda Maille.
Na aula de Francês, aprendemos que a língua francesa “importou”/adotou palavras portuguesas: “caravelle, barroque, caldera, pintade”.
Este intercâmbio pretende desenvolver a proficiência linguística em língua francesa e competências artísticas, partilhar experiências e mergulhar numa autêntica viagem pela multiculturalidade europeia.
Uma verdadeira oportunidade de crescimento pessoal, artístico e europeu!
18/04/2025
O projeto AllAbilitiesActive do qual o AETSM é parceiro, apoiado pelo programa Erasmus, visa aumentar a inclusão nos desportos ao ar livre para alunos com deficiência intelectual (DI), atendendo à necessidade crítica de um programa de desportos ao ar livre adaptado e abrangente para alunos com DI.
No cerne do projeto está a criação de uma plataforma de Recursos Educacionais Online (REA) que fornecerá materiais e recursos essenciais de treino, inovadores na área, ao oferecer uma abordagem holística à inclusão no desporto. Conta com mais 3 parceiros da Turquia, Itália e Eslovénia.
Foi já realizada a reunião de lançamento do projeto #Allabilitiesactive organizada em Konya, na Turquia.
Durante a reunião, discutimos as tarefas atuais, os prazos e o planejamento futuro das entregas.
30/03/2025
O 5º dia da nossa viagem foi dedicado à visita ao Instituto Antonio Bernocchi, onde tivemos a oportunidade de conhecer diversos laboratórios científicos. Entre os laboratórios de física, química e biologia, foi este último que mais nos cativou. Tivemos contacto com um estudo pioneiro de hortas verticais de interior, onde as plantas são nutridas através da rega e recebem luz artificial proveniente de LEDs. Este projeto inovador destacou-se como uma excelente solução para a sustentabilidade e preservação ambiental.
O instituto possui uma arquitetura modernizada, com as suas paredes adornadas por murais impressionantes alusivos à ciência, aos descobrimentos e ao autoconhecimento. A visita incluiu também uma aula do curso de estilismo, onde pudemos observar de perto os processos criativos e técnicos utilizados pelos alunos.
Após um almoço agradável, regressamos à escola de Cassano para participar num workshop de música. Esta experiência foi verdadeiramente marcante, pois os nossos alunos tiveram a oportunidade de tocar diversos instrumentos e integrar a orquestra da escola. O momento alto do dia aconteceu com a interpretação conjunta de duas peças musicais, onde os nossos alunos brilharam ao lado dos seus colegas italianos.
Seguiu-se um workshop de robótica, utilizando o Spike da LEGO. Durante esta atividade, os alunos construíram e programaram um robô, demonstrando grande entusiasmo e espírito colaborativo.
Para encerrar este dia repleto de aprendizagens, assistimos à apresentação de dois projetos desenvolvidos por alunos da escola anfitriã, os quais foram distinguidos com bolsas de mérito. Estes projetos refletiam inovação e dedicação, servindo de inspiração para todos os presentes.
O dia culminou com uma importante reunião com os nossos parceiros. Estiveram presentes a diretora da escola, os netos do fundador do instituto e um especialista em Inteligência Artificial. Durante a conversa, foram debatidos temas relevantes sobre educação, tecnologia e inovação, além de nos ser explicado o processo de seleção dos trabalhos para a atribuição de bolsas de mérito, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.
Este dia revelou-se enriquecedor e inspirador, consolidando ainda mais os laços entre as escolas e promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências entre todos os participantes.
6º dia – O REGRESSO
No sexto e último dia da nossa incrível viagem a Cassano Magnago, iniciámos a manhã com uma caminhada revigorante pelo Parque Natural Oasis Boza. Este momento de conexão com a natureza permitiu-nos refletir sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da semana, repleta de emoções fortes, descobertas e partilhas enriquecedoras. Para o nosso parceiro e amigo Stefano Bocelli, a ligação à natureza e a harmonia com o ambiente são essenciais para uma educação de excelência.
Após esta pausa introspetiva, seguimos para a Igreja de Via Vallaza, em Cassano Magnago, onde tivemos o privilégio de uma visita guiada pelo professor de Religião da escola anfitriã. Foi um mergulho na História e Cultura italianas, proporcionando-nos uma melhor compreensão do papel da educação e da espiritualidade no país.
Na escola, despedimo-nos com emoção de professores e alunos que nos acolheram de forma tão calorosa e generosa. A diretora, sempre atenta e simpática, acompanhou-nos neste último momento, garantindo que os nossos alunos se sentissem em casa até ao último instante. O carinho e a hospitalidade foram marcantes, tornando a despedida um momento de grande sentimento e gratidão.
Finalmente, com abraços apertados e corações cheios, despedimo-nos do nosso parceiro, que nos acompanhou até ao aeroporto de Malpensa. Embarcamos no voo de regresso a Portugal, onde as saudades da nossa casa e das nossas famílias já se faziam sentir. No entanto, levamos connosco memórias inesquecíveis, novas amizades e um vasto leque de aprendizagens que certamente nos acompanharão para sempre.
Foi uma viagem enriquecedora, repleta de momentos únicos que fortaleceram os laços entre culturas e consolidaram o nosso espírito de descoberta e conhecimento. Cassano Magnago ficará para sempre nos nossos corações.
25/03/2025
21/03/2025
MOBILIDADE ERASMUS+ MORA (SEMANA DE EMOÇÕES)
No âmbito do projeto de acreditação Erasmus+, alunos e docentes deslocaram-se a Mora-Toledo, Espanha, a fim de se inteirar das boas práticas pedagógicas, implementadas pelo Colégio Teresiano. Participaram em aulas de projetos e atividades artísticas e criativas e exploraram dinâmicas educativas diferentes. Também difundiram a mobilidade, através de um programa radiofónico, na “Rádio Mora”.
O grupo teve ainda a possibilidade de visitar, em Mora, o Museu do Azeite e uma queijaria, a cidade de Toledo, com inúmeros monumentos medievais árabes, judeus e cristãos e casas de artistas e escritores espanhóis famosos, os museus Reina Sofia, em Madrid, e o museu Casa Lis, em Salamanca.
Os alunos ficaram em famílias de acolhimento, o que lhes proporcionou uma experiência única, apropriando-se dos costumes e das vivências da população local. Um especial agradecimento às famílias, aos alunos e aos docentes que nos receberam de braços abertos.
O projeto Erasmus+ visa partilhar práticas pedagógicas inovadoras, promover a cooperação na área da educação e a formação de cidadãos proativos, atentos ao outro e ao Mundo. Pretende ainda desenvolver o sentido de pertença europeia, mobilizando a comunidade educativa e fomentando uma identidade cultural internacional.
20/03/2025
MOBILIDADE ERASMUS+ RÁDIO MORA
Os alunos e professores do AETSM, em mobilidade Erasmus+ em Mora, Espanha, onde se encontram acolhidos por famílias de alunos do Colégio Teresiano María Inmaculada, estão a partilhar dias intensos de atividades articuladas com a escola parceira.
Hoje visitaram a Rádio Mora, onde os professores Alberto e Yolanda e os alunos Alejandra, Ana, Afonso e Francisca, partilharam algumas das suas experiências.
Poderão ouvir a emissão AQUI.
18/03/2025
MOBILIDADE ERASMUS+: MORA, A TERRA DA AZEITONA
Apesar de ser uma pequena vila no interior da Castilla la Mancha, Mora é sobejamente conhecida pela produção e comercialização do seu azeite e do seu queijo.
Assim sendo, fomos convidados a visitar o Museu do Azeite.
Os alunos tiveram de perceber como era produzido no passado o azeite, as condições de vida dos agricultores e a sua importância para o desenvolvimento da economia local.
Atualmente, Mora produz um azeite reconhecido internacionalmente e que é o sustento da grande parte da população, sendo o mote para a maior festa da localidade.
18/03/2025
MOBILIDADE ERASMUS + MORA/TOLEDO
No âmbito do projeto de acreditação Erasmus +, um grupo de 14 alunos e 3 docentes deslocaram-se a Mora-Toledo, Espanha.
O encontro está a proporcionar uma troca de experiências pedagógicas enriquecedoras, uma vez que os alunos têm assistido às aulas e participado na dinâmica do Colégio Teresiano de Mora.
Os professores, por sua vez, depois de conhecer o Projeto Educativo do estabelecimento escolar, visitaram as instalações e inteiraram-se dos vários projetos implementados.
No percurso Braga-Mora, o grupo teve oportunidade de visitar o Museu Reina Sofia, em Madrid, cujas obras o encantaram e, em particular, o Guernica de Pablo Picasso.
10/02/2025
DOCENTES TURCOS DESCOBREM O AETSM E BRAGA
A semana de acolhimento e parceria com os docentes em mobilidade de Konya-Turquia foi marcada por uma rica troca de experiências e boas práticas.
Durante a estadia, os professores participaram em aulas, visitaram escolas e jardins de infância do agrupamento e tiveram a oportunidade de conhecer o património histórico e cultural da nossa cidade, que os encantou. Elogiaram a hospitalidade e o empenho do Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria (AETSM) na partilha de conhecimentos e na promoção do intercâmbio cultural. Viveram-se momentos significativos de partilha e aprendizagem mútua.
Em nome do grupo, expressaram a sua profunda gratidão ao AETSM pelo acolhimento caloroso e pelas valiosas experiências proporcionadas, que certamente enriqueceram tanto os visitantes quanto os anfitriões.
03/02/2025
O AETSM recebe durante esta semana um grupo de 7 professores da Turquia, em mobilidade/formação, ao abrigo do programa ERASMUS+, que se irá debruçar sobre o tema das Novas Tecnologias e Educação Especial.
Este grupo de docentes participará em aulas e troca de boas práticas pedagógicas entre as duas instituições o que enaltece o trabalho neste projeto em desenvolvimento, em várias vertentes, na nossa escola.
Os projetos Erasmus+ são uma mais-valia para o desenvolvimento de competências por parte dos alunos, e também por parte dos docentes.
O AETSM, tem desde longa data uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos. Até ao ano de 2023/2024 eram coordenados pelo docente António Rocha.
Os projetos Erasmus são desenvolvidos por uma equipa de docentes. No ano letivo de 2024/2025 serão coordenados pelo professor Alberto Gonçalves, atual Professor Bibliotecário.
Os critérios de seleção para participação de docentes e de alunos serão brevemente divulgados.
27/09/2024
Neste último dia de trabalhos, cada país apresentou um vídeo sobre as causas das mudanças climáticas e as possíveis soluções para inverter as alterações catastróficas que assolam o planeta.
Concluiu-se que todos os gestos são cruciais e que todos temos um papel fundamental na preservação do meio ambiente.
Foi, seguramente, uma semana de crescimento pessoal e cultural e de reflexão sobre boas práticas ambientais!
26/09/2024
Debaixo de alguma chuva, os parceiros da Islândia, Grécia, Turquia e Itália partiram à descoberta da Cidade Invicta, uma cidade que os fascinou.
Monumentos, barcos rabelos, vinhos, tudo foi motivo de grande alegria!
25/09/2024
Plantação de árvores autóctones no Monte do Picoto dinamizada pelo Agrupamento de Escolas de Trigal de Santa Maria no âmbito do projeto ErasmusFest.
Esta atividade de reflorestação, que teve a presença do Engenheiro Altino Bessa, procurou ir ao encontro dos objetivos do Agrupamento de dar um contributo significativo para tornar a cidade mais verde.
Reafirmou, também, um dos objetivos do Projeto ErasmusFest, que visa a mudança de atitudes para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas.
O projeto conta com a participação de escolas provenientes dos seguintes países: Islândia, Itália, Grécia Turquia e Portugal e, nesta mobilidade, envolve cerca de 40 adultos e jovens.
24/09/2024
No segundo dia da mobilidade, os parceiros estrangeiros partiram à descoberta da costa e do artesanato portugueses.
Visitaram, na Apúlia, o Museu do Sargaço, uma alga que já foi muito importante para a fertilização dos solos e a economia local. Um museu onde a memória coletiva e a identidade de uma comunidade são relembradas!
Seguidamente, no Instituto de Conservação da Natureza da Floresta de Esposende, foram sensibilizados para a preservação desta zona costeira, dos seus ecossistemas e da diversidade da flora e fauna. Ao contactar com o artesanato local e os figurinos, em Barcelos, no Museu da Olaria, os participantes puderam perceber por que razão Barcelos é Cidade Criativa da UNESCO.
Seguramente, um dia rico em aprendizagens!
23/09/2024
Vai realizar-se ao longo da semana, em Tadim, com os parceiros internacionais da Islândia, Itália, Grécia e Turquia uma mobilidade que pretende trabalhar as Tecnologias e as Alterações Climáticas, aperfeiçoar a proficiência linguística em inglês e estreitar laços entre as comunidades.
Esta iniciativa envolve 25 pessoas estrangeiras e 12 alunos do Agrupamento trigal de Santa Maria.
Hoje, para além de apresentar os seus países, os alunos envolvidos vão realizar atividades no Scratch e com a Impressão 3D.
No âmbito do projecto Erasmus Positive Discipline, realizou-se nos dias 4 e 5 de Maio uma reunião de trabalho na EB Trigal Santa Maria, onde estiveram presentes os parceiros Búlgaros (CanYou Association) e Gregos (Eventures), com o objectivo de definir o aspecto final dos baralhos de cartas finais deste projecto
No âmbito do projeto Erasmus New Horizons realizou-se uma mobilidade a Lebork na Polónia, que decorreu entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023,. Estiveram presentes nesta mobilidade, além dos alunos do AETSM, alunos da Espanha.
No âmbito do projeto Erasmus Steam of Course realizou-se uma mobilidade a Herentals na Bélgica, que decorreu entre 6 e 12 de março de 2022,. Estiveram presentes nesta mobilidade, além dos alunos do AETSM, alunos da Roménia e da Turquia.
Decorreu entre 7 e11 de março uma mobilidade à Roménia no âmbito do projeto Erasmus Happy Students Happy School. Nesta mobilidade foram trabalhadas temáticas relacionadas com a utilizaçã do TEAM em casos de abandono escolar precoce
No âmbito do projeto Erasmus High Five, realizou-se uma mobilidade à Roménia onde foi trabalhada a terapia pela dança para alunos com necessidade educativas especiais.
Realizou-se entre 13 e 19 de fevereiro de 2022uma mobilidade à Macedónia do Norte onde foram trocadas experiências de trabalho com alunos com Necessidades Educativas
Realizou-se entre 7 e 9 de fevereiro uma mobilidade à Roménia no âmbito do projeto Erasmus We Are At Work Too.
Realizou-se entre 16 e 22 de Janeiro de 2022 uma mobilidade a Kirikkale na Turquia no âmbito do projeto Erasmus HSHS. Estiveram representadas, além do AETSM, escolas da Roménia e duas escolas Turcas
Mobilidade a Marijampole na Lituânia no âmbito do projeto Basic Science All Over Life entre 9 e 15 de janeiro de 2022
Produtos finais dos projetos Erasmus+
O Programa Erasmus+
O Erasmus+ é o programa da União Europeia E nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período de 2021-2027. A educação, a formação, a juventude e o desporto são domínios fundamentais que apoiam os cidadãos no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Quando o ensino e a formação, bem como a aprendizagem informal e não formal, são inclusivos e de elevada qualidade, proporcionam aos jovens e aos participantes de todas as idades as qualificações e aptidões necessárias para que participem de forma significativa na sociedade democrática, na compreensão intercultural e numa transição bem-sucedida para o mercado de trabalho.
Os docentes e alunos do AETSM têm participado em vários projetos da tipologia KA1 (mobilidades individuais para aprendizagem) e KA2 (cooperação entre organizações e instituições).
O envolvimento nestes projetos implica a realização de estudos e concretização de projetos que decorrem nas instituições e em situações de mobilidade.
A participação nos projetos é inteiramente financiada pela união europeia (viagens, alojamento, alimentação).
Projetos Erasmus no AETSM
Critérios de seleção
Contactos
253 671 252
Custo de uma chamada para rede fixa nacional.
geral@aetsm.pt
Rua Nova do Trigal, 4705-671 Tadim
© Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria | NIF 600 078 329 | Código 150964
Desenvolvido por Wizy