Programa Escola Digital
No âmbito do projeto lançado pelo Ministério da Educação, os alunos do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria terão acesso a equipamentos informáticos para fins educacionais de forma gratuita.
O Programa “Escola Digital”, promovido pelo Ministério da Educação e gerido pela Secretária-geral da Educação e Ciência (SGEC), assenta em quatro pilares:
- Equipamentos;
- Conetividade;
- Capacitação dos professores;
- Recursos pedagógicos digitais.
O objetivo do programa é garantir o acesso dos alunos a equipamentos informáticos com ligação à internet e recursos pedagógicos digitais.
A primeira fase deste projeto contemplou a distribuição de kits Escola-Digital aos alunos de Ação Social Escolar. Na segunda fase procedeu-se a entrega dos equipamentos aos restantes alunos.
- kit de computador – computador portátil, auscultador com microfone (headset) e uma mochila.
- kit de conetividade – hotspot (router) e um cartão SIM de dados, uso exclusivamente em contexto educativo e de modo responsável. É disponibilizado um pacote de 12 GB de dados por mês.
Kit do computador
Existem três modelos de equipamento, que variam consoante o nível de ensino que o/a aluno/a frequenta.
- Tipo I: Para alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Básico (1º ciclo)
- Tipo II: Para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Básico (2º e 3º ciclo)
- Tipo III: Para alunos do 10º ao 12º ano do Ensino Secundário Regular e Profissional
Kit da conectividade
Cada aluno receberá, em conjunto com o computador, um equipamento de acesso à internet que está ajustado a uma utilização responsável em contexto educativo.
Os equipamentos cedidos (depois da aceitação de um contrato de cedência) destinam-se a ser utilizados, exclusivamente, para fins do
processo de ensino e aprendizagem do aluno, e termina na data de conclusão do ciclo de estudos que o aluno frequenta no momento da cedência.
Uso dos equipamentos
O empréstimo destes equipamentos aos alunos é temporária e gratuita e destina-se a ser usada, exclusivamente, para fins do processo de ensino e aprendizagem do aluno. Portanto, o aluno é livre para usar o equipamento para estudar, fazer trabalhos, pesquisar, comunicar com os colegas e professores, desenvolver as suas aprendizagens.
Deverá fazer as atualizações sempre que pedidas e não deve instalar antivírus. Sempre que tenha problemas com o Sistema de Segurança CUCO, poderá consultar o tutorial e sites indicados no início desta página.
Procedimentos para o empréstimo
Os Encarregados de Educação serão contactados pelo Agrupamento, a fim de receberem os respetivos Kits, procederem à assinatura do contrato e para o esclarecimento de eventuais dúvidas.
Cada Encarregado de Educação toma conhecimento e assina um “Auto de Entrega” dos equipamentos, no ato de levantamento que, entre outras, contém os direitos e deveres de utilização a que está obrigado.
Devolução dos kit Escola digital
Consulte o AQUI o Aviso de Devolução do Kit Escola Digital relativo ao final do ano de 2022/2023 (4.º e 9.º anos e alunos transferidos).
Note-se que os equipamentos são cedidos a título de empréstimo e de modo gratuito até o aluno concluir o respetivo ciclo de estudos, devendo restituí-los no fim do ciclo de estudos/ período indicado:
- Quando os alunos tenham completado o ciclo ou nível de ensino a que se destinam os equipamentos a fornecer ou a escolaridade obrigatória;
- Nas situações de transferências de alunos para outro AE/EnA distinto do 2.º outorgante;
- Em caso de aplicação de medidas disciplinares sancionatórias aos alunos que determinem a «transferência de escola» ou a «expulsão da escola».
- Nos casos previstos no número anterior, a devolução dos equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos pelo EE ou pelo aluno deve ocorrer através da entrega dos mesmos nas instalações da sede do AE/EnA no prazo máximo de uma semana, após a verificação dos factos aí descritos;
- O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos que lhe são cedidos por comodato (empréstimo), devendo restituí-los no fim do período indicado nos pontos anteriores nas condições que resultam de um uso responsável e prudente, sob pena do acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos.
Vantagens de utilização do Kit Escola Digital
- Possibilidade de utilização de um conjunto de equipamentos de forma gratuita;
- Utilização de internet móvel gratuita (usada responsavelmente);
- Potenciar as aprendizagens dos alunos, correspondendo às solicitações dos professores e da escola;
- Preparação para o futuro da Escola (por exemplo, desmaterialização dos manuais escolares, realização de avaliação em modo digital,…);
- Capacitar o aluno para a literacia digital.
Obrigações do Encarregado de Educação/ aluno
- O encarregado de educação/aluno obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos;
- A instalação aplicações informáticas (software) no equipamento informático no equipamento cedido deve ser feita exclusivamente para fins do processo de ensino e aprendizagem;
- A instalação ou remoção de partes ou componentes (hardware) é proibida;
- O encarregado de educação/aluno é obrigado a comunicar imediatamente ao Agrupamento em caso de perda ou roubo dos bens equipamentos;
- É expressamente proibido emprestar/ceder estes equipamentos a terceiros;
- O encarregado de educação/aluno obriga-se a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.