![](/wp-content/themes/yootheme-2/cache/sct_reportagem-55b09be9.png)
FEIRA DOS MINERAIS
No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, dia 27 de Novembro, tivemos o prazer de, mais uma vez, receber Ana Sousa e João Sousa aqui na nossa escola para organizar a Feira dos Minerais. Então por curiosidade, a equipa de reportagem do 8ºD decidiu ir visitar a mesma e saber mais sobre o funcionamento desta iniciativa.
Estas visitas à nossa escola já acontecem há mais de 20 anos e quando perguntado: “Como foi a vossa primeira vez aqui na escola de Tadim?”, foi dito pelo geólogo João Sousa que ele conheceu o professor Manuel Costa numa feira dos minerais na Universidade do Minho e o mesmo falou com ele e convidou-o a vir fazer uma feira nos minerais na escola de Tadim.
![](https://aetsm.pt/wp-content/uploads/2024/12/noticia-1024x614.jpg)
Nos dias atuais, vir à escola de Tadim já é uma prática recorrente, quase uma tradição, e eles vêm à nossa escola todos os anos.
Perguntamos qual era o produto mais caro e o mais barato que eles têm e foi dito que o produto mais caro que eles é um grande quartzo, avaliado em 140 euros, e o produto mais barato são as várias amostras de minerais que rondam o valor médio de 1,50 euros.
Também foi referido pelos promotores desta feira que o produto menos vendido são os cinzeiros em pedra, pois antigamente muita gente fumava e, então, eles vendiam muito este produto, mas hoje em dia é o produto menos vendido.
Disseram ainda que a primeira universidade onde organizaram uma feira dos minerais foi na Universidade do Minho, mas a primeira escola foi a nossa, Tadim.
A próxima instituição onde vão realizar esta atividade será a Universidade de Coimbra.
Durante toda a conversa, Ana Sousa e João Sousa realçaram que gostariam muito de continuar a organizar estas expedições pelas várias escolas de Portugal e é o que se propõem continuar a fazer.