PLANO CULTURAL DE ESCOLA
A inclusão deste Agrupamento na rede do Plano Nacional das Artes deve-se à convicção da importância e urgência do desenvolvimento e consolidação cultural da comunidade para a promoção integral dos nossos alunos, visando a obtenção dos mais elevados valores de cidadania e participação, na construção de uma sociedade equilibrada, justa e equitativa.
Plano Nacional das Artes https://www.pna.gov.pt/
Estratégia PNA 2024/2029
A participação ativa através da expressão artística e da valorização cultural, desenvolve e cimenta o pensamento crítico, através de uma visão atenta e interventiva sobre o devir social, enquanto fortalece estruturas no potencial criativo, como suporte ao desenvolvimento e expansão de todas as áreas do saber.
Pretende-se o desenvolvimento de uma educação integral que, mediante o sentido crítico e a oportunidade do questionamento, vise a consciencialização sobre desigualdades sociais, ambientais, culturais e políticas, como complemento efetivo ao currículo tradicional. É também uma aposta em valores sustentados na inclusão e na pluralidade cultural, atenta e tolerante diante da diferença nos contextos socioeconómicos, de identidade e vivenciais, face às diferentes oportunidades que a vida concede.
Deseja-se o desenvolvimento de um sentimento de comunidade, de reconhecimento das imensas mais-valias resultantes do ato da partilha e da comunhão de experiências, buscando a maior capacitação e sensibilização de todos os envolvidos no processo educativo do Agrupamento.
Espera-se um desenvolvimento do processo criativo, numa evocação sistemática da imaginação, do desejo de inovação e da resolução de problemas, numa dinâmica de trabalho em equipa, buscando a melhoria do ambiente escolar, com a pulsão de manifestações culturais dispersa pelas unidades orgânicas do Agrupamento a permitirem espaços vivenciais mais atrativos e motivadores.