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PLANO CULTURAL DE ESCOLA

A inclusão deste Agrupamento na rede do Plano Nacional das Artes deve-se à convicção da importância e urgência do desenvolvimento e consolidação cultural da comunidade para a promoção integral dos nossos alunos, visando a obtenção dos mais elevados valores de cidadania e participação, na construção de uma sociedade equilibrada, justa e equitativa.

Plano Nacional das Artes https://www.pna.gov.pt/
Estratégia PNA 2024/2029

Plano Estratégico do PNA – 2024-2029

A participação ativa através da expressão artística e da valorização cultural, desenvolve e cimenta o pensamento crítico, através de uma visão atenta e interventiva sobre o devir social, enquanto fortalece estruturas no potencial criativo, como suporte ao desenvolvimento e expansão de todas as áreas do saber.

Pretende-se o desenvolvimento de uma educação integral que, mediante o sentido crítico e a oportunidade do questionamento, vise a consciencialização sobre desigualdades sociais, ambientais, culturais e políticas, como complemento efetivo ao currículo tradicional. É também uma aposta em valores sustentados na inclusão e na pluralidade cultural, atenta e tolerante diante da diferença nos contextos socioeconómicos, de identidade e vivenciais, face às diferentes oportunidades que a vida concede.

Deseja-se o desenvolvimento de um sentimento de comunidade, de reconhecimento das imensas mais-valias resultantes do ato da partilha e da comunhão de experiências, buscando a maior capacitação e sensibilização de todos os envolvidos no processo educativo do Agrupamento.

Espera-se um desenvolvimento do processo criativo, numa evocação sistemática da imaginação, do desejo de inovação e da resolução de problemas, numa dinâmica de trabalho em equipa, buscando a melhoria do ambiente escolar, com a pulsão de manifestações culturais dispersa pelas unidades orgânicas do Agrupamento a permitirem espaços vivenciais mais atrativos e motivadores.

A 2ª fase do Plano Nacional das Artes tem um horizonte temporal de 2024 a 2029, sendo que os planos culturais de escola são concebidos para serem integrados de forma contínua e adaptativa, conforme as necessidades e contextos das comunidades escolares. Este, sendo um documento em aberto, deverá ter o enquadramento para 5 anos, com a possibilidade de ser consolidado e reestruturado sempre que necessário. 

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