Siga-nos

Ubuntu

“A Academia de Líderes Ubuntu (ALU) – Escolas Ubuntu é um programa de capacitação destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores, a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma sociedade mais justa e solidária.” Fonte: https://www.academialideresubuntu.org/pt/escolas-ubuntu 

Enquadrado no Plano de Recuperação das Aprendizagens 21/23 Escola+ (Eixo Ensinar e Aprender; Domínio + Inclusão e Bem-Estar), promovido pelo Ministério da Educação, este método fomenta o bem-estar e o envolvimento dos alunos, tornando-os capazes de cuidar melhor- de si próprio, dos outros e do planeta- tanto na dimensão da liderança servidora, como na dimensão da construção de pontes.

A ALU privilegia o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo outras competências, tais como o trabalho de equipa, o pensamento crítico e autorreflexivo, a comunicação, a resolução de problemas…

Na sequência da candidatura do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria a este projeto, promovido pela Direção-Geral de Educação e em parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV), duas docentes e duas psicólogas realizaram a formação teórico-prática e vão implementar o projeto Ubuntu no AETSM.

Uma filosofia de vida humanista, que realça os valores da partilha, do respeito, da inclusão e da hospitalidade! SAWUBONA!

Links úteis

Contactos

  • 253 671 252

  • geral@aetsm.pt

  • Rua Nova do Trigal, 4705-671 Tadim

Parcerias e Galardões

©  Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria | NIF 600 078 329 | Código 150964
Desenvolvido por Ricardo Magalhães Design