Skip to main content

Siga-nos

PNC – Plano Nacional do Cinema

A Missão do PNC é criar junto do público escolar as condições para que possa desenvolver-se o gosto pelo cinema, valorizando-o enquanto forma de arte, e promover um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais.

Objetivos do Plano Nacional de Cinema:

  • FORMAÇÃO DE PÚBLICOS PARA O CINEMA – Garantir os instrumentos básicos de «leitura» e compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, despertando nos jovens o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida, bem como a valorização do cinema enquanto arte, junto das escolas e respetivas comunidades educativas.

  • DIVULGAÇÃO E EXIBIÇÃO DE CINEMA – Adotar procedimentos legalmente adequados a assegurar o cumprimento de normas relativas à divulgação e exibição de cinema junto das comunidades educativas.

  • ENVOLVIMENTO DAS ESCOLAS – Divulgar o PNC junto dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, prestando informação adequada para o seu envolvimento e participação no projeto.

  • ARTICULAÇÃO DO CINEMA COM O CURRÍCULO – Promover formas de articulação e flexibilização curricular através do cinema.

  • LITERACIA PARA O CINEMA – Implementar a literacia para o cinema junto do público escolar e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, junto das escolas portuguesas e escolas portuguesas no estrangeiro, de acordo com o exposto na Lei 55/2012, de 6 de setembro.

  • COLABORAÇÃO COM O SETOR DO CINEMA E AUDIOVISUAL – Colaborar com entidades do setor do cinema e audiovisual, em prol do ensino e aprendizagem do cinema e da formação de públicos para o cinema.

A Menina Com os Olhos Ocupados, André Carrilho (2024)

Plataforma PNC