ATIVIDADES LED

Laboratório de Educação Digital (LED)
A nossa escola já dispõe de um LED ao serviço da inovação educativa
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente através do Investimento “Transição Digital na Educação” (Componente C20 – Investimento TD-C20-i01), a nossa escola tem agora ao dispor da comunidade educativa um Laboratório de Educação Digital (LED).
Este espaço foi criado com o objetivo de apoiar a integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem, destinando-se a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Um espaço de aprendizagem inovador
O LED é um ambiente educativo dinâmico e interativo, equipado com recursos tecnológicos avançados que permitem aos alunos:
- Desenvolver atividades práticas;
- Realizar pesquisas e organizar informação;
- Modelar e manipular variáveis;
- Efetuar experiências e analisar resultados;
- Criar artefactos e soluções tecnológicas.
Tudo isto contribui para uma aprendizagem mais ativa e significativa, promovendo o desenvolvimento de competências digitais e o espírito crítico dos nossos alunos.
Apoio à prática pedagógica
Para potenciar o uso pedagógico do LED, os docentes têm acesso a uma biblioteca extensa de Cenários de Aprendizagem e outros materiais de apoio que podem ser utilizados ou adaptados às diferentes áreas disciplinares. Estes recursos facilitam a implementação de práticas inovadoras, tanto em contextos curriculares como extracurriculares.
Instalação e utilização
A escola assegurou todas as condições físicas e técnicas necessárias para o funcionamento pleno do LED. Este espaço está disponível para utilização regular por professores e alunos, em atividades integradas nos seus projetos educativos.
A existência deste laboratório representa um passo importante na promoção da literacia digital e na preparação dos nossos alunos para os desafios do século XXI.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO AGRUPAMENTO
05/04/2025
ALUNOS DE 9.º ANO DESENVOLVEM COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO LABORATÓRIO LED DA ESCOLA
Esta semana todas as turmas de 9.º ano tiveram a oportunidade de adquirir competências digitais de programação em Python, articulando com conceitos da disciplina de Físico-Química, no laboratório LED da nossa escola.


Os laboratórios LED são uma iniciativa governamental à qual o AETSM aderiu. Pretendem ser espaços de suporte à aprendizagem com recurso a equipamentos tecnológicos.




Desta feita, os alunos utilizaram a tecnologia da Texas Instruments, a máquina gráfica TI-nspire CX e o TI-Hub, integrados no robot TI Innovator Rover.


Tiveram assim a oportunidade de contactar com o código em Python, uma das linguagens de programação mais usadas em todo o mundo, e observar o resultado dos códigos por eles elaborados.


Trabalhamos a pensar no futuro destes jovens que caminham para o ensino secundário e estão em fase de decisão sobre o futuro.

Uma iniciativa desenvolvida pelas das professoras de Físico-Química de 9.º ano, pela professora de apoio TIC e pela coordenadora do PADDE – Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola.
Esperamos dar continuidade a este projeto no 3.º período.
27/02/2025
APRESENTAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR “MISSÃO TR 19 A7”




A Rede Minho de Embaixadores Digitais organizou a 3.ª Edição do encontro de equipas de desenvolvimento Digital – Encontro EDD 2025: Integração Curricular dos LED – direcionado para a partilha de experiências pedagógicas com integração dos laboratórios de educação digital (LED). Estas partilhas são essenciais para uma integração curricular bem-sucedida dos LED.





O Agrupamento de Escolas de Trigal de Santa Maria, marcou presença com o projeto inovador do professor Jorge Reis. Foi criado um cenário de aprendizagem imaginário. Os alunos foram convidados a descobrir e viver no espaço numa missão especial. Todos os recursos da nova sala LED estão a ser utilizados, kit multimédia Chroma Key, impressora 3D, Mbot2 e kit de energias renováveis.







Em articulação com a Escola Secundária D. Maria II, a nossa escola apresentou de novo o projeto “A pedalar para gerar energia”. Os carrinhos da pista de SLOT car, são movidos pela força e energia dos pedais da bicicleta. Este projeto fascina jovens e adultos e ainda promove o exercício físico.







06/02/2025
JORNALISMO / PATRIMÓNIO LOCAL: BARROCO
Terminou no mês de janeiro, o Projeto Interdisciplinar dedicado ao Jornalismo e ao Património Local, vocacionado para o Barroco, em Braga.
Num trabalho articulado entre as disciplinas de História, Português, Inglês, Francês e CEA – Multimédia, as turmas dos 8ºB e 8ºD foram desafiadas para organizar uma atividade de reportagem videográfica explorando monumentos de relevo na capital minhota, conjugando trabalho de investigação, com produção de textos e gravações in loco, em Braga nos espaços trabalhados.
Um exercício onde se releva o processo de trabalho, a dinâmica de equipa e se valoriza a participação ativa dos alunos no seu processo pedagógico, salientando a importância do Património na definição da identidade da comunidade.
Aqui seguem alguns testemunhos dos alunos do 8ºB e 8ºD acerca da participação no Projeto Interdisciplinar sobre o Património Local, dedicado ao Barroco. Alunos dedicados que enchem de orgulho os seus professores e o Agrupamento. Uma experiência para repetir!!
CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM

Modelo de Cenário de Aprendizagem LED
A DGE criou um modelo de Cenário de Aprendizagem LED para auxiliar os professores, caso considerem útil, na criação dos seus cenários.
- Modelo de cenário de aprendizagem (.doc)
- Instruções para o preenchimento do modelo (.pdf)
- Rubrica de avaliação (.pdf)
Outros recursos LED:
Partilha de atividades com recurso à impressão 3D
Partilha de atividades em formato “Telejornal”
Partilha de atividades com recurso ao Kit Multimédia
Partilha de atividades sobre “Projetos sustentáveis”
Partilha de atividades com recurso ao micro:bit
Partilha de atividades com recurso ao Lego Spike
Partilha de atividades de aprendizagem com o kit de energias renováveis
Partilha de atividades com recurso ao mBot