
A BORDO NUMA NAU
No dia 13 de março, na Biblioteca Escolar José Miguel Vieira, os alunos do 5.º ano tiveram uma aula bem diferente, intitulada “A Bordo Numa Nau”.

A professora Ana Margarida Maia levou os alunos na aventura da Expansão Marítima, a bordo da Nau São Rafael. Foi uma viagem que contou com o “apoio” da narração do escrivão João de Sá.


Esta viagem possibilitou aos alunos ficarem a conhecer os principais navios e instrumentos náuticos utilizados pelos portugueses na aventura da Expansão Marítima. Compreenderam a importância do domínio dos ventos e das correntes marítimas para viajarem no mar, naquele tempo.




Mas, o mais interessante foi aprenderem alguns nomes de certas funções bem interessantes dos marinheiros que viajavam na armada de Vasco da Gama. Para além de já conhecerem o cozinheiro, aprenderam que havia a bordo um Despenseiro, Grumete, um Barbeiro, etc.


As partes da nau não foram esquecidas, tendo-lhes chamado mais à atenção a gávea, o local de castigo dos marinheiros que eram “apanhados” a jogarem às cartas, pois era proibido. Nesta altura o castigo era muito severo, indo os transgressores passar uma temporada à gávea.

No final, responderam a um Quizz sobre a aventura que tinham vivido. Foi uma interessantíssima oportunidade para os alunos ficarem a conhecer a Expansão Marítima de forma diferente.

