
DIA MUNDIAL DO TEATRO
Na opinião do encenador cubano Carlos Celdrán, no teatro, “cabe o mundo inteiro”.

Esta arte milenar é uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e social das crianças e jovens e o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. O público mais novo tem a oportunidade de aprimorar as suas competências leitoras, estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas e de promover a interação social e o trabalho de equipa.


Porque efetivamente o teatro descobre sentimentos, entrega, motivação, gozo, procura todas as emoções escondidas, (trans)forma e encanta…. Há entusiasmo, envolvimento afetivo e efetivo, trabalho sério e dedicado, paixão… A timidez vai dando lugar à confiança e laços de cumplicidade e de companheirismo crescem.


Ao pisarem o palco, os alunos abraçam um mundo de evasão e de viagens para outros mundos, outras personagens, outras dimensões; experimentam sensações mágicas e enfrentam com coragem e sucesso as suas inseguranças.

Na EBTSM, todos os alunos do 7.º ano de escolaridade têm Expressão Dramática. Esta disciplina visa o desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional dos alunos, estimulando a intenção comunicativa, a construção e interpretação de sentidos individuais ou sociais, a superação de constrangimentos com vista à melhoria da autoestima e da autoconfiança dos jovens, ajudando a consolidar o conhecimento de si, dos outros e do mundo.

Funciona ainda o Clube de Teatro TrigalArte que, este ano, resolveu comemorar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Esta peça será apresentada à comunidade educativa, no Espaço Vita, no dia 5 de maio, no âmbito da Mostra Escolar de Artes Performativas, iniciativa da Câmara de Braga.
