
PROJETO INTERGALÁCTICA: EU NO MULTIVERSO
Encontra-se a decorrer no AETSM o projeto CO.LABORA, com redes de parcerias europeias, do programa Atlas da Câmara Municipal de Braga, denominado Intergaláctica: EU NO MULTIVERSO, numa nova aposta do Plano Cultural da Escola em diversificar as aprendizagens dos nossos alunos, aproximando-os de espaços culturais e experimentais diferenciados e desafiadores.


A proposta Intergaláctica: Eu no Multiverso realiza-se em 4 sessões semanais, num regime de Residência Artística, e pretende colocar os alunos participantes a refletir sobre a diversidade da autorrepresentação humana e as constantes mudanças no conceito de beleza, através da imagem fotográfica.



Explora diversas ferramentas de manipulação de imagens, incluindo hardware, controle de ângulos, iluminação e softwares, além de investigar a construção de narrativas visuais sobre nós mesmos. O principal objetivo do projeto é o desenvolvimento do sentido crítico dos participantes em relação às imagens que consomem e produzem, permitindo que se imaginem como seres multifacetados no multiverso, através de aprendizagens práticas no campo da fotografia e multimédia.

Participam 18 alunos (autoinscritos e entusiastas da fotografia) no projeto, do 8º e 9º ano, tendo-se já realizado as duas primeiras sessões, sob a alçada da PAVAC – Passos Audiovisuais, Associação Cultural parceira do Programa ATLAS.



O projeto continuará no dia 4 de abril, culminando o trabalho teórico-prático no dia 2 de maio.

O trabalho desenvolvido por esta equipa de trabalho, juntamente com o produzido por turmas parceiras dos Agrupamentos de Escolas Francisco Sanchas, Carlos Amarante e Maximinos culminará numa exposição fotográfica física a incluir no programa cultural d’A Noite Branca, para além de outra online, e a produção de um foto-livro reunindo o que de melhor que se produziu neste projeto.