
PROJETO VAIVÉM – EB DE FRADELOS
O PROJETO VAIVÉM, promovido por Projeto Circuito-Serviço Educativo da Braga Media Arts e desenvolvido pela artista mediadora Marta Pombeiro, na turma F3B, da EB de Fradelos, foi desenhado para aproximar a arte e a cultura dos mais novos.
Num vaivém de perguntas e respostas e num vaivém de emoções, fomos viajando por Fradelos (e não só!) em busca de lugares que nos são comuns e lugares que queríamos descobrir. Pelo caminho fomos partilhando e criando memórias.
Ao longo de 12 sessões semanais, questionámos a nossa forma de estar no mundo. Será que se caminharmos mais devagar, conseguimos observar mais pormenores? Será que nestes lugares por onde passamos todos os dias, há sons que nunca antes tínhamos escutado? Será que os mapas só existem nos telemóveis com o GPS? Ou será que podem ser tão diferentes quanto quisermos?
Foram muitas as perguntas e respostas que partilhámos nestas sessões. Entre elas, existiu um fio condutor muito subtil, que tentava guiar o caminho através das sensações. Nesse caminho, e por um completo acaso, primeiro com um pedaço de musgo e depois por uma exposição de muitos líquenes, houve novos temas que se juntaram às conversas e com eles criaram-se novas ligações com a Professora bióloga, Alexandra Nobre, da Universidade do Minho e com um ilustrador em Inglaterra! Descobrimos que olhar para a natureza à nossa volta e realmente reparar, é também dar valor à sua riqueza e aprender a respeitá-la.
Tocar a terra, pegar num pequeno pedaço de casca de árvore ou numa folha caída, escutar os pássaros, as crianças a brincar, procurar rãs e deixar a imaginação guiar-nos, foi também uma forma de explorar texturas, sons, superfícies e sensações, redescobrindo o que estes lugares nos transmitem e criando novas memórias deles.
O resultado final deste processo desenvolvido ao longo de três meses, apresentou-se num formato de exposição/instalação artística, no qual se expôs os materiais desenvolvidos em aula, como também os materiais que foram base de conversas e discussões nas sessões.
Alguns dos temas, conceitos ou técnicas explorados ao longo das sessões:
memórias; identidade; tradições; mapeamento; património; paisagem sonora (soundscape); analógico e digital; recolhas sonoras; recolhas fotográficas; fanzine; livro-de-artista; artesanato; figurado de Barcelos; frottage; comunicação e ciência.
Mini Mapa Sonoro Especial Vaivém:
https://minimapasonoro.com/EB-de-Fradelos-Especial-Vaivem