Skip to main content

Siga-nos

2.º TORNEIO DOS JOGOS ROMANOS DE TABULEIRO ANIMOU A ESCOLA TRIGAL SANTA MARIA

Publicado em: 26 de janeiro de 2026

A comunidade educativa da Escola Trigal Santa Maria viveu uma manhã diferente, na sexta-feira, dia 23 de Janeiro, marcada pela aprendizagem ativa, com a realização do 2.º Torneio dos Jogos Romanos de Tabuleiro. A iniciativa envolveu todos os alunos do 5.º ano e decorreu no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP) e Educação Física, assinalando o final do estudo do tema “Os Romanos na Península Ibérica”.

O torneio integrou-se no projeto interdisciplinar Relacion’Arte – “Centurium”, que promoveu o trabalho articulado entre várias áreas do currículo, nomeadamente Educação Física, História e Geografia de Portugal, Português, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Visual e Educação Tecnológica. Esta abordagem permitiu aos alunos explorar os conteúdos históricos de forma prática, criativa e colaborativa.

Ao longo do projeto, foram desenvolvidas diversas atividades complementares: a divulgação dos jogos romanos em contexto de sala de aula, nas disciplinas de Educação Física e HGP; o treino autónomo e a construção das peças de jogo, realizados nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica; e a elaboração dos diplomas de participação, nas disciplinas de Português e TIC.

Com base no tradicional Jogo do Moinho, o torneio resultou de uma parceria entre docentes, destacando-se o envolvimento das professoras de HGP e da docente Angélica Pereira. As atividades decorreram no espaço do refeitório, onde os alunos participaram com entusiasmo, empenho e espírito de cooperação.

Este ano, a iniciativa contou ainda com a colaboração ativa de alunos do 6.º ano, que desempenharam funções no secretariado do torneio, no apoio às mesas de jogo e na organização dos participantes por filas e escalões de pontos ao longo da competição, contribuindo para o bom funcionamento do evento.

No final do torneio, foram entregues certificados de participação a todos os alunos e prémios aos primeiros classificados. A iniciativa reforçou a importância do trabalho interdisciplinar, promoveu a cooperação entre colegas e valorizou a herança cultural romana, demonstrando que aprender História pode ser simultaneamente educativo e motivador.

Os vencedores foram: 1.º Classificado-Gonçalo Silva, do 5.º B com 15 pontos; 2.º classificado-Guilherme Pinto, do 5.º D, com 14 pontos e 3.ª classificada-Matilde Vilaça, do 5.º A com 13 pontos.

A Escola Trigal Santa Maria saúda todos os alunos envolvidos e professores, pelo empenho, responsabilidade e entusiasmo demonstrados, que foram determinantes para o sucesso desta iniciativa pedagógica.