
A MAGIA DAS PALAVRAS EM MOVIMENTO COM LEITURAS ENCENADAS
No dia 3 de abril, decorreu na Biblioteca José Miguel Vieira uma manhã repleta de criatividade, emoção, talento e cultura com “Leituras Encenadas” baseadas nas obras de Luís de Camões e da escritora Graça Vilela.

A sessão teve início com a projeção de um filme, da autoria do professor Jorge Reis, que serviu de introdução inspiradora ao universo da poesia e das artes performativas, despertando o interesse e a sensibilidade dos alunos para os temas explorados ao longo da atividade.
Nesta atividade, dinamizada pela secção Disciplinar de Português, os poemas ganharam vida através da dança, da dramatização e da música, transformando palavras em experiências sensoriais únicas.



A poesia foi dita e sentida, acompanhada por movimentos expressivos, encenações vibrantes e o som delicado da viola, criando momentos de beleza artística.

Alunos do 5° ao 8° anos deram o seu toque à apresentação, demonstrando empenho e espírito de equipa. Foi um espetáculo onde o teatro, a dança e a poesia se encontraram, revelando a riqueza da língua portuguesa e o talento dos nossos alunos.


Os professores desta secção contaram com o importante e fundamental contributo dos professores Jorge Reis, Franklin Pereira e Daniel Caridade na elaboração de materiais que enriqueceram esta atividade; do grupo de teatro do clube “TrigalArte”, que nos presenteou com uma bela e divertida entrevista a Camões e dos auxiliares educativos, que não só participaram com a leitura de poemas, como ajudaram na organização do espaço.


Evidenciou-se a alegria e o envolvimento dos alunos, tanto como participantes quanto como espectadores, refletindo um profundo respeito e entusiasmo ao longo de toda a atividade.

