Saltar para o conteúdo principal

Siga-nos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TRIGAL DE SANTA MARIA ASSINALOU ABERTURA DO ANO LETIVO 2026/2027

Publicado em: 3 de setembro de 2026

O Agrupamento de Escolas de Trigal de Santa Maria realizou, no passado dia 2 de setembro, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a sessão de abertura do Ano Letivo 2026/2027.

A Diretora do Agrupamento, professora Célia Simões, assumiu a orientação da sessão e a receção dos participantes, naquele que foi o primeiro encontro coletivo após o período de férias de verão. Para além do formal regresso à escola, a manhã procurou abrir um novo ciclo de trabalho, marcado pela disponibilidade para pensar, construir e transformar a experiência educativa dos alunos e da comunidade.

O programa iniciou-se com um breve concerto de piano pelo jovem Luís Gonçalves, que interpretou uma peça de Chopin e um medley musical. A escolha de um momento artístico para abrir a sessão conferiu-lhe um significado particular, pois antes das informações, dos calendários e da organização necessária ao arranque do ano, a música introduziu outra dimensão: a da sensibilidade, da criatividade e da capacidade de olhar para a escola como espaço de inspiração onde também se experimenta, se interpreta e se criam novas possibilidades. Este momento declarou-se como uma porta de entrada simbólica para um novo ano letivo e para um processo que se pretende também criativo e transformador. Num contexto escolar em permanente mudança, a cultura e as artes afirmam-se não apenas como elementos acessórios, mas como formas de questionar, imaginar e estabelecer relações entre diferentes saberes e experiências.

Seguiu-se a Reunião Geral conduzida pela Diretora, durante a qual foram apresentadas as principais linhas de organização e funcionamento do Agrupamento para 2026/2027, presentemente com 933 alunos distribuídos por 54 turmas e, este ano, com a integração de 21 novos docentes numa equipa sólida de professores motivados e com espírito de missão.

A apresentação permitiu enquadrar algumas das prioridades para o novo ano, das orientações pedagógicas e a visão de futuro do agrupamento, à oferta educativa e as medidas de promoção do sucesso, da avaliação pedagógica à identidade da escola consubstanciada na oferta de projetos e clubes para a consolidação da formação e experiência coletiva da comunidade educativa.

Entre as linhas de trabalho apresentadas encontra-se o Plano Anual de Atividades, que terá a “Máquina do Tempo” como tema agregador. A proposta pretende estimular atividades significativas plurais, a articulação entre disciplinas e anos de escolaridade e a relação com o Plano Cultural de Escola, criando condições para diferentes leituras do tempo, da memória, da mudança e do futuro.


Depois de um coffee break para o convívio preenchido das saudades habituais desta família de profissionais e do acolhimento aos recém-chegados, a manhã prosseguiu com o seminário “STEAMscape – Da ideia ao Impacto… experiências, resultados e partilhas”, dinamizado pelos professores Alberto Gonçalves e Maria do Carmo Cunha.

Esta masterclass, integrada no projeto europeu STEAMscape – Erasmus+, permitiu apresentar experiências, resultados e aprendizagens decorrentes do trabalho desenvolvido no projeto e partilhá-los com a comunidade profissional do Agrupamento, numa nova iniciativa, consciente e louvável, de aproximar de todos a experiência daqueles que se aventuram pelos trilhos do conhecimento e da cidadania europeia plena.