Skip to main content

Siga-nos

ALUNOS DO 8.º ANO EXPLORAM O PODER DA IMAGEM NA EXPOSIÇÃO PHOTOGRAPHO, DE ALFREDO CUNHA

Nos dias 16 e 23 de outubro, os alunos das turmas 8ºB e 8ºD realizaram uma visita de estudo à exposição Photographo, de Alfredo Cunha, na Zet Gallery, em Braga. A deslocação foi feita de comboio, entre Tadim e Braga, proporcionando uma experiência cultural e artística que ligou a História, a memória social e a arte da fotografia.

A visita, enquadrada nas disciplinas de Complemento à Educação Artística: Multimédia e História, teve como objetivo aproximar os alunos da fotografia enquanto meio de expressão artística e documento histórico.

Durante a visita guiada pela equipa da Zet Gallery, os alunos conheceram a obra do fotógrafo Alfredo Cunha, um dos mais importantes fotojornalistas portugueses, autor de registos icónicos de momentos marcantes da história recente de Portugal, como o 25 de Abril de 1974.

Após a visita orientada, os alunos participaram num conjunto de atividades práticas divididos em grupos de trabalho.

Com o objetivo de reproduzir um dos retratos expostos e criar uma peça videográfica onde analisaram uma fotografia escolhida, refletindo sobre a intenção da escolha, o simbolismo da imagem, a sua natureza (retrato ou fotojornalismo) e a relação estética entre forma e conteúdo.

Esta proposta interdisciplinar permitiu compreender o fotojornalismo como documento visual e testemunho da História, uma forma de expressão que traduz, com verdade e sensibilidade, o olhar do fotógrafo sobre realidades humanas e sociais.

A participação dos alunos foi muito positiva, evidenciando empenho, curiosidade e sentido crítico. Para além do contacto com a arte contemporânea e o trabalho de um autor de referência, esta visita promoveu o trabalho em equipa, a criatividade e o uso das ferramentas multimédia de forma reflexiva.

A experiência na Zet Gallery foi uma oportunidade para os alunos unirem arte, história e tecnologia, desenvolvendo um olhar mais consciente sobre o papel da imagem como meio de comunicação e memória coletiva.

Vídeo/documentário: cortesia zet gallery