Skip to main content

Siga-nos

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA, COM JORGE FERREIRA

Publicado em: 28 de maio de 2026

A Secção Disciplinar de Português promoveu, no dia 22 de maio, o Dia do Autor Português – dia em que são homenageados todos os autores portugueses das diferentes áreas artísticas – uma Oficina de Escrita Criativa dinamizada pelo Poeta e Pintor Jorge Ferreirinha. A atividade, direcionada a duas turmas de 2.º Ciclo – 5.º C e 6.º B, decorreu na Biblioteca Escolar José Miguel Vieira, entre as 09:20 e as 11:15h, e teve como objetivo sensibilizar os alunos para a ideia de que “os artistas vivem para sempre através das suas obras e das diferentes expressões que utilizam para comunicar as emoções.”

O poeta-pintor começou por partilhar com os alunos o seu percurso de autodidata, incentivando-os à criação e, sobretudo, a perseguirem os seus sonhos sem medos – medo de errar, medo de não serem aceites…

Desafiou-os, então, a “não privarem a alma de respirar” e, inspirando-se numa tela da sua autoria, Mulheres do Minho, a deixarem o pincel – ou melhor, a caneta – fluir, registando aquilo que lhes ia na alma.

E foi exatamente isso que aconteceu: distribuídos por grupos de trabalho, os alunos deram asas à imaginação e escreveram, escreveram… pequenos textos, poemas, frases, acrósticos, enfim, múltiplas criações repletas de sensibilidade e originalidade.

No final, partilharam os seus trabalhos, que emocionaram o poeta e todos os presentes.

Missão cumprida!