
PROJETO VAIVÉM NA EB DE RUÍLHE
Incluída nas atividades do final de ano letivo para o 1º ciclo, a Escola EB de Ruílhe acolheu, no passado dia 27 de junho, a exposição de trabalhos experimentais realizados pelos alunos da turma R2, no âmbito do Projeto Vaivém, uma parceria do Circuito – Braga Media Arts, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Trigal de Santa Maria.
Durante um período de mais de 12 semanas, às quartas-feiras, os alunos do 2.º ano, foram acompanhados pelo mediador e artista residente Carlo Giovani, em parceria com a professora da turma Maria Natália Costa, num percurso exploratório, utilizando o pensamento criativo e analítico como veículo para um mundo feito de descobertas, diálogo e cocriação artística. Ao longo das sessões, a sala de aula transformou-se num espaço de exploração fértil, onde cada iniciativa deu lugar a novas possibilidades e os pensamentos se foram construindo em conjunto, com liberdade e curiosidade.
O Projeto Vaivém valoriza o tempo e o processo, promovendo uma vivência artística sem pressas, centrada na experimentação e na reflexão. Esta exposição, que contou a presença do Sr. Diretor do Agrupamento, José Lopes Sil, é o reflexo desse caminho partilhado, onde cada trabalho revela muito empenho, alegria, curiosidade e a liberdade criativa dos nossos jovens alunos.